Objetivos de desenvolvimento do milênio
Caros alunos!!!
Sejam muito bem-vindos
Nossa proposta é conhecermos quais são os objetivos de desenvolvimento do milênio e nos pautaremos num deles para desencadearmos nossas reflexões. Dos oito objetivos selecionamos o número 7 que trata de garantir a sustentabilidade ambiental.
O objetivo geral é desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental no espaço não-formal de forma permanente e envolvendo todos os sujeitos da instituição para pensar acerca de ações para solucionar os problemas ambientais atuais na perspectiva de melhoria da qualidade de vida e na construção de um futuro melhor.
Neste momento, vocês
estão sendo convidados a realizarem um diário sobre as atividades que realizam
desde que acordam até a hora de dormir, destacando com que frequência realizam
a atividade durante o dia e a média de tempo utilizada para o desenvolvimento
de cada atividade, apontando como essas ações influenciam no meio ambiente.
Observação:
Caros alunos!!!
Sejam muito bem-vindos
Nossa proposta é conhecermos quais são os objetivos de desenvolvimento do milênio e nos pautaremos num deles para desencadearmos nossas reflexões. Dos oito objetivos selecionamos o número 7 que trata de garantir a sustentabilidade ambiental.
O objetivo geral é desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental no espaço não-formal de forma permanente e envolvendo todos os sujeitos da instituição para pensar acerca de ações para solucionar os problemas ambientais atuais na perspectiva de melhoria da qualidade de vida e na construção de um futuro melhor.
Dentre os objetivos específicos
elenca-se envolver os alunos em atividades que propicie a reflexão e o
planejamento de ações sustentáveis que devem ser adotadas em todos os espaços
sociais; criar e
fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais
da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo considerando as
implicações na qualidade de vida das pessoas a partir de pequenos vídeos; reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas
acerca desse tema e planejar ações que contribuam para transformações de
qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciar mudanças no lugar, no
país e consequentemente no mundo.
Para iniciarmos a
conversa clique no link
esse link
direcionará você para um blog que trata de questões relacionadas à mudanças
climáticas, efeito estufa, preservação do meio ambiente, dentre outros. Realize
a leitura e faça suas considerações a respeito do assunto.
Meu diário
____________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
Agora com o diário já produzido
clique no link e leia o texto
Depois da leitura do artigo Educação Ambiental,
Cidadania e Sustentabilidade, de Pedro Jacobi, produza um texto reflexivo sobre
o assunto. Esse registro servirá de base para refletirmos sobre:
*Quem são os responsáveis pela
preservação do ambiente?
*Quais são as soluções para
resolver os problemas ambientais?
*O que cada um pode fazer enquanto
indivíduo e o que podem fazer enquanto grupo na escola e onde vivem para
melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente?
Atenção alunos: As reflexões serão filmadas
para depois serem editadas como pequenos vídeos para comporem este blog.
Assista ao vídeo- Um
plano para salvar o planeta- Turma da Mônica meio ambiente resumo – acesso em:
http://www.youtube.com/watch?v=IB_J1Q5xcf0. O vídeo te possibilitará novas reflexões e inferências acerca do assunto.
Após o vídeo faça uma pesquisa acerca do assunto tendo como site de pesquisa
http://revistaescola.abril.com.br/template-busca.shtml?cx=013641630648223716833%3Aptvgwbjonle&ie=UTF-8&q=Qualidade+de+vida&sa=. Cada um de vocês deverá optar por algo do site com leitura informativa, atividades, reportagens e a partir da leitura deverão registrar em uma tabela atitudes favoráveis e desfavoráveis ao meio ambiente para posterior discussão dos comportamentos e atividades relatadas e classificadas, além disso, será abordado no debate as relações do homem e natureza e suas interferências.
Todas as discussões realizadas até o momento servirão de base para a produção de um panfleto que aborde dicas de preservação do meio ambiente, propostas de mudanças de hábito que auxiliem na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
DICAS PARA A PRODUÇÃO DO PANFLETO
*Para elaboração dos panfletos leve em consideração as funções e a linguagem desse material;
*O mesmo deve conter informações importantes, relevantes;
Os textos não podem ser longos e complexos.
Selecione as informações principais e defina a forma como o conteúdo será apresentado, com textos curtos e imagens ou desenhos para ilustrá-los.
Quando o trabalho estiver finalizado o mesmo será disponibilizados no blog.
Após o vídeo faça uma pesquisa acerca do assunto tendo como site de pesquisa
http://revistaescola.abril.com.br/template-busca.shtml?cx=013641630648223716833%3Aptvgwbjonle&ie=UTF-8&q=Qualidade+de+vida&sa=. Cada um de vocês deverá optar por algo do site com leitura informativa, atividades, reportagens e a partir da leitura deverão registrar em uma tabela atitudes favoráveis e desfavoráveis ao meio ambiente para posterior discussão dos comportamentos e atividades relatadas e classificadas, além disso, será abordado no debate as relações do homem e natureza e suas interferências.
Identificação da leitura
|
Atitudes favoráveis
|
Atitudes desfavoráveis
|
Todas as discussões realizadas até o momento servirão de base para a produção de um panfleto que aborde dicas de preservação do meio ambiente, propostas de mudanças de hábito que auxiliem na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
DICAS PARA A PRODUÇÃO DO PANFLETO
*Para elaboração dos panfletos leve em consideração as funções e a linguagem desse material;
*O mesmo deve conter informações importantes, relevantes;
Os textos não podem ser longos e complexos.
Selecione as informações principais e defina a forma como o conteúdo será apresentado, com textos curtos e imagens ou desenhos para ilustrá-los.
Quando o trabalho estiver finalizado o mesmo será disponibilizados no blog.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades
que foram postadas no blog servirão de base para que o professor consiga fazer
a avaliação da atividade percebendo avanços e limites acerca do que foi
desenvolvido.
Observação:
Este plano de aula foi pensado para ser aplicado com alunos que frequentam o CRAS. O CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, trabalha com alunos em
vulnerabilidade social, realizando atividades diversificadas no contra turno
das atividades escolares. Os alunos atendidos compreendem entre 13 e 18 anos de
idade, sendo que a grande maioria deles estão cadastrados no Programa de
Transferência de Renda do Governo Federal “Bolsa Família”, algumas das famílias
favorecidas com o benefício não
conseguem suprir as suas necessidades e outras não conseguiram o benefício por
terem uma renda superior a exigida, mas que precisam de atendimentos
emergenciais por apresentarem outras necessidades, como o afastamento das ruas
e das drogas.
O CRAS é uma unidade pública estatal
responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social. Realiza
trabalho social, de caráter continuado com famílias, no sentido de fortalecer a
função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover
acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de
vida.
Acadêmicas: Luciane Piccinin e Vanessa Frizon
Nenhum comentário:
Postar um comentário