Objetivos do Milênio






Objetivos de desenvolvimento do milênio

Caros alunos!!! 
Sejam muito bem-vindos

Nossa proposta é conhecermos quais são os objetivos de desenvolvimento do milênio e nos pautaremos num deles para desencadearmos nossas reflexões. Dos oito objetivos selecionamos o número 7 que trata de garantir a sustentabilidade ambiental.

  
O objetivo geral é desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental no espaço não-formal de forma permanente e envolvendo todos os sujeitos da instituição para pensar acerca de ações para solucionar os problemas ambientais atuais na perspectiva de melhoria da qualidade de vida e na construção de um futuro melhor. 



         Dentre os objetivos específicos elenca-se envolver os alunos em atividades que propicie a reflexão e o planejamento de ações sustentáveis que devem ser adotadas em todos os espaços sociais; criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo considerando as implicações na qualidade de vida das pessoas a partir de pequenos vídeos; reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas acerca desse tema e planejar ações que contribuam para transformações de qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciar mudanças no lugar, no país e consequentemente no mundo.



  Para iniciarmos a conversa clique no link  
 esse link direcionará você para um blog que trata de questões relacionadas à mudanças climáticas, efeito estufa, preservação do meio ambiente, dentre outros. Realize a leitura e faça suas considerações a respeito do assunto.


 

Neste momento, vocês estão sendo convidados a realizarem um diário sobre as atividades que realizam desde que acordam até a hora de dormir, destacando com que frequência realizam a atividade durante o dia e a média de tempo utilizada para o desenvolvimento de cada atividade, apontando como essas ações influenciam no meio ambiente.



 Meu diário
____________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________

Agora com o diário já produzido clique no link e leia o texto 

Depois da leitura do artigo Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade, de Pedro Jacobi, produza um texto reflexivo sobre o assunto. Esse registro servirá de base para  refletirmos sobre: 
*Quem são os responsáveis pela preservação do ambiente? 
*Quais são as soluções para resolver os problemas ambientais? 
*O que cada um pode fazer enquanto indivíduo e o que podem fazer enquanto grupo na escola e onde vivem para melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente?

 Atenção alunos: As reflexões serão filmadas para depois serem editadas como pequenos vídeos para comporem este blog.


Assista ao vídeo- Um plano para salvar o planeta- Turma da Mônica meio ambiente resumo – acesso em:  http://www.youtube.com/watch?v=IB_J1Q5xcf0. O vídeo te possibilitará novas reflexões e inferências acerca do assunto.




Após o vídeo faça uma pesquisa acerca do assunto tendo como site de pesquisa
http://revistaescola.abril.com.br/template-busca.shtml?cx=013641630648223716833%3Aptvgwbjonle&ie=UTF-8&q=Qualidade+de+vida&sa=. Cada um de vocês deverá optar por algo do site com leitura informativa, atividades, reportagens e a partir da leitura deverão registrar em uma tabela atitudes favoráveis e desfavoráveis ao meio ambiente para posterior discussão dos comportamentos e atividades relatadas e classificadas, além disso, será abordado no debate as relações do homem e natureza e suas interferências.



Identificação da leitura
Atitudes favoráveis
Atitudes desfavoráveis





















 

Todas as discussões realizadas até o momento servirão de base para a produção de um panfleto que aborde dicas de preservação do meio ambiente, propostas de mudanças de hábito que auxiliem na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

DICAS PARA A PRODUÇÃO DO PANFLETO
*Para elaboração dos panfletos leve em consideração as funções e a linguagem desse material;
*O mesmo deve conter informações importantes, relevantes;
Os textos não podem ser longos e complexos.
Selecione as informações principais e defina a forma como o conteúdo será apresentado, com textos curtos e imagens ou desenhos para ilustrá-los.
Quando o trabalho estiver finalizado o mesmo será disponibilizados no blog.


PANFLETO



             
AVALIAÇÃO
Todas as atividades que foram postadas no blog servirão de base para que o professor consiga fazer a avaliação da atividade percebendo avanços e limites acerca do que foi desenvolvido.


Observação:


Este plano de aula foi pensado para ser aplicado com alunos que frequentam o CRAS. O CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, trabalha com alunos em vulnerabilidade social, realizando atividades diversificadas no contra turno das atividades escolares. Os alunos atendidos compreendem entre 13 e 18 anos de idade, sendo que a grande maioria deles estão cadastrados no Programa de Transferência de Renda do Governo Federal “Bolsa Família”, algumas das famílias favorecidas com  o benefício não conseguem suprir as suas necessidades e outras não conseguiram o benefício por terem uma renda superior a exigida, mas que precisam de atendimentos emergenciais por apresentarem outras necessidades, como o afastamento das ruas e das drogas.
O CRAS é uma unidade pública estatal responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social. Realiza trabalho social, de caráter continuado com famílias, no sentido de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.


Acadêmicas: Luciane Piccinin e Vanessa Frizon



Nenhum comentário:

Postar um comentário